A agência de notação financeira Moody's alertou, esta segunda-feira, que as notas de todos os países europeus estão em risco por causa do agravamento da crise das dívidas soberanas.
Corpo do artigo
Num «comentário especial» sobre os países europeus, a agência norte-americana informou que ainda considera que a Zona Euro vai manter a unidade, mas observou que mesmo este «cenário "positivo" traz consequências muito negativas para as notas dos Estados europeus».
A agência, que recentemente advertiu que a França poderá perder o seu "AAA", indicou claramente que nenhum país, mesmo aqueles considerados mais sólidos, como a Holanda, Áustria, Finlândia ou Alemanha, está imune a uma redução da nota.
«O agravamento ininterrupto da crise da dívida pública e dos bancos na Zona Euro ameaça a qualidade de crédito de todos os países europeus», escreve a agência.
Apesar de a Zona Euro ter uma «força económica e financeira enorme», a fraqueza de suas instituições continua a dificultar a resolução da crise e a influenciar a pontuação» atribuída à dívida dos seus membros, alertou.