Com esta aplicação, a sinalização antiga nas linhas não impede o uso do Sistema Europeu de Controlo Ferroviário
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Um novo sistema de navegação ferroviária da empresa portuguesa Critical Software permite aos comboios, que já usam o moderno sistema europeu, circular nas linhas que têm sinalização antiga.
Desenvolvido ao longo dos últimos três anos, esta aplicação, apresentada esta quarta-feira, ligada às locomotivas oferece mais segurança e mais eficácia na operação ferroviária.
A Europa adotou um sistema padrão de controlo dos comboios, um sistema que vai demorar anos a entrar em Portugal, mas a solução encontrada pela Critical Software permite ao sistema antigo instalado nas linhas ser absorvido pelo novo já equipado nas locomotivas.
Para Luís Gargaté, da Critical Software, este “é um sistema que é desenvolvido para se conseguir fazer a transição entre o sistema antigo que está na linha e o novo sistema que vai ser instalado daqui até 2040”.
Assim, “o nosso sistema garante basicamente a transição entre um e outro, porque estes sistemas têm infraestrutura na linha que demora muitos anos e tem um custo muito grande para ser mudado. Portanto, o nosso sistema está dentro dos comboios, permite-lhe ler as balizas antigas e funcionar sobre o novo standard europeu”, defende Luís Gargaté.
Uma das valências desta ferramenta são os automatismos de segurança, como destaca o especialista da Critical Software: “Este sistema garante muitas coisas, uma delas é o controlo da velocidade das composições, mas a principal funcionalidade é se o maquinista ultrapassar uma baliza com sinal vermelho, ou seja, não pode mesmo ultrapassar por distração, o sistema automaticamente aplica aos freios de emergência no comboio e a composição para antes de entrar num troço de linha onde não devia estar, evitando que possa haver um acidente.”
Mas aqui também está em causa a entrada na Europa dos comboios portugueses e no acesso dos comboios europeus às linhas nacionais. “Permitem, de certa forma, a liberalização do mercado. Todas as composições têm que estar equipadas com um sistema destes. É uma das peças fundamentais, não sendo a única, para acabar com esta questão da ilha ferroviária” na Península Ibérica.
Cerca de 100 comboios portugueses vão ser equipados com este sistema, incluindo os 22 novos comboios que a CP vai receber da Suíça.