
"Número 19" de Pollock
Um leilão de obras de arte contemporânea da Christie's, em Nova Iorque, gerou um recorde mundial de receitas de cerca de 388 milhões de euros, informou a casa britânica.
Corpo do artigo
Cerca de 94 % das obras foram vendidas por um total de 495 milhões de dólares (385 milhões de euros), indicou a Christie's.
A série de arte contemporânea leiloada na quarta-feira em Nova Iorque inclui obras dos americanos Jackson Pollock, Roy Lichtenstein e Jean-Michel Basquiat.
A tela de Pollock "Número Dezanove" foi a que atingiu o valor mais elevado quase 45 milhões de euros.
[Youtube:EL_CwXXIoRw]
Já a obra "Mulher Com Chapéu de Flores", uma interpretação que Roy Liechtenstein fez há 50 anos do retrato cubista que Pablo Picasso realizou de Dora Marr, foi arrematada por pouco mais de 43 milhões de euros e representa o maior valor já pago por uma obra deste ícone da Pop Art.
O outro recordista da noite foi um quadro de Jean-Michel Basquiat, "Dustheads", que foi comprado por cerca de 38 milhões de euros.
A leiloeira Christies fala num recorde mundial de receitas e ultrapassa o leilão da Sotheby's que no inicio da semana tinha arrecadado mais de 290 milhões de euros.