Novas rotas aéreas a partir de Faro e Cuba quer mais voos diretos: os investimentos anunciados na BTL ao som de fado e rumba
Destinos convidados da edição deste ano esperam em 2025 novidades no terreno. Enquanto Cuba negocia mais voos com a TAP, as regiões do Alentejo e Ribatejo esperam 12 novas unidades hoteleiras
Corpo do artigo
Portugal continua no top 20 de destinos de Cuba, numa lista liderada pelo Canadá, e o turismo entre Lisboa e Havana cresceu mais de 30% no último ano. Agora, o Governo cubano quer aumentar a conectividade aérea e mantém conversações com a TAP, não fosse o sector uma das chaves de sobrevivência do país, já com uma oferta alargada dos principais grupos hoteleiros mundiais, como fez saber à TSF, Jorge Alberto Garcia Dominguez, o primeiro vice-ministro cubano do turismo, por estes dias, na BTL, no stand coberto de mesas de negociações com novos operadores.
Duzentos compradores internacionais vieram este ano à BTL à procura de negócio, numa edição marcada pela estreia do Piauí, o estado brasileiro que se apresenta como o mais interior do nordeste, mas com algumas praias e pinturas rupestres para descobrir na zona de serra e à espera de conquistar novos operadores para investir na região, como revelou Luana Nogueira, gestora de competitividade da entidade de turismo deste estado do Brasil.
Da África de expressão portuguesa, anunciada a intenção de reabertura da rota do Porto, por parte da TAAG - companhia aérea de Angola. O presidente executivo, Nelson Pedro Rodrigues Oliveira, considera que é preciso dar resposta à procura no norte do país, região com forte ligação empresarial em sectores como construção.
Leiria ocupa boa parte do pavilhão 2 da FIL, em Lisboa, enquanto município convidado desta edição com uma montra variada, desde grutas a turismo religioso. Já a região nacional convidada, Alentejo Ribatejo, depois de registar o melhor ano de sempre com mais de três milhões de dormidas, aposta agora na realização de eventos, como Évora Capital Europeia da Cultura em 2027, e apresentou a candidatura do Baixo Alentejo a Capital Europeia do Vinho 2026.
José Santos, presidente da entidade de turismo e também candidato a líder da agência regional de promoção turística do Alentejo, com eleições marcadas para 31 deste mês, deseja cumprir a meta de fazer crescer as dormidas em 40%. Garante ainda que este ano existem 12 novos investimentos hoteleiros que vão surgir na região, desde a costa vicentina aos territórios mais interiores, para dar resposta nas várias valências, desde sol e mar a birdwatching ou o chamado turismo cultural e industrial.
As rotas literárias e culturais são o caminho para crescer num sector cada vez mais atraído pelo lago do Alqueva, no entender do autarca de Beja, Paulo Arsénio, que apresentou uma recriação romana que todos os anos é realizada na cidade.
Pontes literárias com outras regiões do país é uma das apostas do norte, que quer ser um farol do turismo cultural no futuro, como garantiu à TSF, Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR Norte.
A cultura também passa pelo prato e Matosinhos lançou um guia gastronómico para fazer jus ao nome da capital do peixe, prometendo para breve mais um hotel junto ao mar, além do acompanhamento proporcionado aos tripulantes dos navios que chegam ao terminal de cruzeiros, fez saber Pedro Morais, chefe de divisão de turismo da autarquia local.
O norte do país chega a 2025 com mais de 7,4 milhões de hóspedes, 14 milhões de dormidas e receitas hoteleiras acima dos mil milhões de euros e com um leque alargado de projetos que vão para lá do Douro Vinhateiro, que já conta com várias unidades em Trás-os-Montes, de acordo com Luís Pedro Martins, presidente do turismo Porto e Norte.
Já a oferta da Fundação INATEL vai além do turismo sénior nas 18 unidades que tem espalhadas pelo país, incluindo na ilha da Graciosa. Falta erguer o hotel de Porto Covo, mas, enquanto espera licenças, a aposta passa pela transformação de antigas delegações em residências universitárias, que tem vindo a abrir em diferentes zonas do país, dando o seu contributo ao país, como realçou o presidente desta instituição, Francisco Madelino.
Do Vale Glaciar da Serra da Estrela, além da múltipla oferta de turismo de saúde e bem-estar, há uma série de belezas naturais por descobrir, como as piscinas naturais da aldeia de Cortes do Meio, que marcam presença pela primeira vez na FIL, com ajuda de um empreendimento hoteleiro, por ser fatura pesada para esta pequena freguesia do concelho da Covilhã, desabafou à TSF, Ute Esteves, presidente da assembleia de freguesia. Ainda assim, faz questão de se apresentar como mera representante daquela localidade, que quer cativar mais turistas e um investidor para instalar um restaurante na aldeia, que vai contando com alojamento local para receber visitantes.
A Madeira tem consolidado o turismo como uma autentica pérola do Atlântico, tanto a nível doméstico, como internacional, e Eduardo Jesus, secretário regional, mas também presidente da associação de promoção de turismo da Madeira, garante que as perspetivas para o verão são as melhores, de acordo com a antecipação de reservas que estão a ser recebidas pelos operadores.
O Algarve superou os cinco milhões de hóspedes no ano passado. Cresceu tanto no turismo nacional como internacional e perspetiva novo crescimento em 2025, além de novas rotas aéreas já a partir do próximo mês, incluindo a que está adiada desde o ano passado, para Newark, garante André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, orgulhoso pelo contributo da região representar ainda 67% do total do turismo do golf em Portugal.
Portugal também quer estar na rota dos mais de três milhões de europeus que fazem auto-caravanismo. No ano passado registou quase 13.400 pernoitas, mas este ano o desafio é expandir o número de parques para o sul do país, havendo negociações com vários municípios para o seu licenciamento, apesar dos processos serem morosos, como reconhece Rui Monteiro, CEO da Camping Car Park.
A BTL espera este ano bater o recorde dos 40 mil visitantes, mais de 600 eventos até domingo, numa edição que este ano teve como embaixadora a fadista Cuca Roseta.
