No que se refere aos salários dos funcionários públicos, estes só deverão ter o impacto em janeiro da sobretaxa de 3,5 por cento e dos duodécimos relativos ao subsídio de natal.
Corpo do artigo
Os salários dos trabalhadores da Função Pública não vão ser afetados em janeiro pelas novas tabelas de retenção na fonte do IRS, avançou o Diário Económico.
De acordo com este jornal, os vencimentos dos funcionários do Estado já foram processados, mas sem terem em conta os aumentos no IRS previstos para 2013.
Como estas novas tabelas ainda não foram publicadas, irão ser usados os valores de 2012 para estes salários, que apenas terão em janeiro o impacto da sobretaxa de 3,5 por cento e dos duodécimos relativos ao subsídio de natal.
Contudo, ainda segundo o Diário Económico, os salários da Função Pública deverão ter o impacto em janeiro dos descontos atualizados relativos a horas extraordinárias e suplementos.
O Diário Económico explica ainda que se as novas tabelas de retenção do IRS foram publicadas para a semana ainda haverá tempo para afetar os salários do setor privado.
Reagindo a esta notícia, a coordenadora da Frente Comum considerou que para além de ter estar a «impor medidas e cargas fiscais brutais», o Governo demonstra incompetência por não ter as coisas prontas a tempo.
«Naturalmente que as pessoas descontam mas cria-se algum desconforto às pessoas que não sabem bem com o que contam e portanto temos um Governo que é negligente ao ponto de deixar atrasar as coisas e poder vir mais tarde a prejudicar os trabalhadores», adiantou Ana Avoila, ouvida pela TSF.