
Álvaro Isidoro/Global Imagens
O banco português suspendeu a transferência de fundos do governo liderado por Nicolás Maduro.
Corpo do artigo
O Novo Banco suspendeu uma transferência de fundos do Governo de Nicolás Maduro para o Uruguai, anunciou esta terça-feira o deputado venezuelano Carlos Paparoni, citado pela Reuters. Contactado pela TSF, o banco liderado por António Ramalho não comenta.
O congelamento da operação financeira acontece um dia depois de o presidente interino Juan Guaidó ter pedido aos países para ajudarem os venezuelanos a manterem o dinheiro no país.
O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, denunciou esta segunda-feira que o Presidente Nicolás Maduro terá tentado transferir 1,2 mil milhões de dólares (1,05 mil milhões de euros) para o Uruguai.
"Estão (o Governo venezuelano) a tentar transferir o dinheiro de uma das contas do Bandes (Bando de Desenvolvimento Económico e Social da Venezuela) para o Uruguai", disse aos jornalistas.
Por outro lado, Guaidó fez um "apelo ao Uruguai" para que "não se preste a que roubem parte do dinheiro" da Venezuela.
"Podemos estar a falar de entre 1.000 e 1.200 milhões de dólares (entre 877 milhões e 1,05 mil milhões de euros), que estariam tentando enviar para o Bandes Uruguai. Esta informação chega-nos de um círculo de altíssimos funcionários que neste momento estão a passar para o lado certo, o da Constituição", afirmou.
LER MAIS:
- Guaidó acusa Maduro de tentar transferir mais de mil milhões de dólares para o Uruguai
- Maduro recolhe assinaturas por "onda pacifista" contra as ameaças norte-americanas
- Grupo de Operações Especiais da PSP impedido de desembarcar em Caracas
- "Dia histórico!" Guaidó agradece o apoio dos países europeus