O volume de passageiros transportados nos aeroportos nacionais aumentou 4.9 % em 2013, de acordo com os dados revelados pelo INE sobre transportes e comunicações. No transporte rodoviário e ferroviário o número de passageiros diminuiu. As estatísticas assinalam ainda um crescimento das mercadorias transportadas nos portos portugueses.
Corpo do artigo
Foram mais de 32,6 milhões os passageiros a utilizar os aeroportos nacionais durante o ano passado. O aumento do movimento de passageiros, na ordem dos 4,9 por cento em 2013, confirma o crescimento dos últimos quatro anos.
O volume da responsabilidade das transportadoras aéreas nacionais, que já vinha a subir nos últimos 4 anos, registou em 2013 o valor mais elevado neste periodo, com um crescimento de 6,3 por cento.
Em sentido contrário, os transportes rodoviários, ferroviários e fluviais voltaram a registar quedas.
Nas estradas deslocaram-se pouco mais de 546 milhões de passageiros, uma redução de 6,9 por cento em relação a 2012.
No transportes ferroviários, tanto nos sistemas de metropolitano como no comboio voltaram-se a registar quedas. No Metro, o volume de passageiros diminuiu 8,1 por cento e no comboio caiu 4,6 por cento em relação a 2012.
De barco, o transporte marítimo, que nao inclui o movimento de cruzeiros, voltou a registar quedas embora mais ligeiras, de 0,1 por cento. No transporte fluvial, a queda foi de 3,9 por cento.
já o movimento de mercadorias nos portos nacionais cresceu mais de 15 por cento em 2013 face a 2012.
Na estrada, o movimento de mercadorias em transportes pesados pouco oscilou em termos de toneladas transportadas, ao contrário do que aconteceu em 2012 quando se registou uma queda de quase 33 por cento.