A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos lança um novo simulador que compara os preços das tarifas existentes no mercado.
Corpo do artigo
Num ambiente "limpo" e "livre de bonecos" o comparador de tarifários da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) carrega, a partir desta terça-feira, mais de 200 ofertas comerciais de energia, incluindo eletricidade e gás.
Uma diversidade de ofertas tarifárias que se multiplica todos os meses e não vai ficar por aqui. Pedro Verdelho da direção de Tarifas e Preços da ERSE diz mesmo que isto "vai complicar-se". "Já começa a haver ofertas com três combustíveis e este é um processo que não é só português, é europeu, é mundial", obrigando o consumidor a estar atento e ativo.
Existe um indicador que é o rácio da mudança de comercializador e, de acordo com a ERSE, era desejável que existissem rácios de 90%, ou seja que o consumidor mudasse de empresa todos os anos.
TSF\audio\2018\05\noticias\29\jm
"Todos os anos deveríamos estar a mudar de comercializador como todos os anos deveríamos estar a mudar de seguros. O rácio em Portugal (30%) é dos maiores a nível europeu; portanto, este exercício de mudança de comercializador é muito forte, o que é bom".
Este novo simulador permite uma comparação conjunta da eletricidade e do gás natural o que representa uma novidade face ao antigo comparador da ERSE disponível desde 2007.
"Temos no mesmo simulador um simulador dual que para além de comparar ofertas conjuntas de gás e de eletricidade compara-as com combinações de ofertas monos porque nem sempre o preço mais competitivo é um preço combinado", explica Pedro Verdelho. O preço mais competitivo pode ser o conjunto de duas ofertas simples.
Com este simulador, a ERSE quer contribuir para baixar a iliteracia energética em Portugal. "Toda a gente sabe o que é que é um litro ou o que é 1 m3, na eletricidade é mais difícil. Nós não sabemos o que é que um Kw/hora", é uma dificuldade acrescida que justifica a necessidade de dar mais informação aos consumidores.
Por isso, a existência de várias ferramentas com a mesma finalidade não constitui um problema. Os comparadores, tanto da Agência para a Energia (ADENE) como da Associação de Defesa do Consumidor (DECO) e da própria ERSE vão ser alimentados pela informação em metadados fornecida pela ERSE. Todos estes simuladores da energia vão beber à mesma fonte.
"Eu vejo com bons olhos a existência de vários simuladores a prestar a mesma informação quantitativa de faturas; é esse o nosso objetivo. Por isso é que prestamos muita atenção na questão do ficheiro meta data. Adicionalmente, haver várias entidades potencia a participação dos consumidores", defende Pedro Verdelho.
O novo comparador da ERSE entra em funções neste Dia Mundial da Energia.