Mais de 200 possíveis compradores estão interessados no edifício Gherkin e espera-se que as ofertas atinjam, pelo menos, os 813 milhões de euros. Este é um dos mais emblemáticos edificios da cidade de Londres.
Corpo do artigo
Esta é a segunda vez em dez anos de existência que o edificio 30 St Mary Axe, carinhosamente apelidado pelos ingleses de "O Pepino" (em inglês "Gherkin", nome para os pepinos em pickle), é colocado à venda.
Projetado por Norman Foster, o edificio é detido pela empresa alemã IVG que comprou o edificio através de uma joint venture com o private equity Evans Randall, por 600 milhões de libras. A empresa alemã entrou, entretanto, em insolvência e vê-se agora obrigada a vender a propriedade.
Segundo avança o jornal britânico The Guardian, 40 por cento dos potenciais compradores são asiáticos, 20% vem da América do Norte e 15% do Médio Oriente. A proposta vencedora deverá pagar, pelo menos, 650 milhões de libras pelo edifício, cerca de 813 milhões de euros.
«Houve mais de 200 registos de interesse de todo o mundo. Agora vamos realizar inspeções para tentar avançar com a venda em meados de setembro», afirmou o porta-voz da Deloitte Real Estate, citado pelo The Guardian.
Um outro analista, citado pelo jornal, adianta que, dos 200 interessados, pelo menos 100 devem formalizar uma proposta.
O mesmo analista lembra que a notoriedade do imóvel está a trazer muita atenção internacional para o mercado de imóveis londrino que, em 2013, negociou um valor total de cerca de 20 mil milhões de libras.