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A Black Friday já não é só das grandes cadeias: as lojas tradicionais também estão a aderir. A Associação de Comerciantes do Porto nota que mais de 20% dos negócios já adota a iniciativa, impulsionada tanto pelas exigências do público como pela concorrência do comércio eletrónico
Há cada vez mais estabelecimentos de comércio local a aderir à Black Friday. Quem o diz é a Associação de Comerciantes do Porto, que conta com quase 3500 lojas filiadas em todo o distrito.
Em declarações à TSF, Rubens Carvalho, presidente da associação, admite que o crescimento de lojas aderentes, apesar de ténue, tem-se sentido. "A nossa estimativa é que no ano passado houve uma adesão de 17% nas lojas que estão associadas. Neste momento, já vamos em mais de 20%. Existe um crescimento, que é obsoleto, mas que é notável e transversal a todos os setores de atividade", afirma.
Entre os exemplos de negócios que aderem a esta iniciativa estão salões de estética, perfumarias, papelarias, serviços de reparação automóvel e até mesmo talhos, mas Rubens Carvalho diz que a predominância está nos negócios ligados à tecnologia e às lojas de roupa.
Muitas vezes relacionado com o tradicional, o presidente da associação diz que "o público tem exigido" que as lojas façam promoções de Black Friday, mas aponta outra razão para o comércio local aderir a esta data: "Trata-se de um fenómeno que assistimos, sobretudo, em termos de comércio eletrónico e é também uma resposta do comércio tradicional e local. Além de se iniciar nesta via eletrónica, também faz com que adira a este tipo de iniciativa como resposta ao que existe nos outros tipos de promoção de atividades", considera.
A Black Friday assinala-se esta sexta-feira, mas várias lojas já começaram a aplicar as promoções.
