Corpo do artigo
Se está a pensar aventurar-se no mundo dos investimentos, a primeira coisa que deve fazer é identificar o seu perfil de investidor. Se é avesso ao risco e tem receio de perder, o seu perfil é conservador. Também pode ter um perfil moderado, ou agressivo, se tiver nervos de aço e gostar do risco.
Depois, estabeleça objetivos: está a pensar na reforma ou em algum retorno a curto/médio prazo? Pense em que tipo de investimento faz mais sentido para si. E não compare, porque para si pode fazer sentido determinado investimento, e montante para investir. Para outra pessoa, basta que as prioridades sejam outras para o tipo de investimento ser diferente.
Outra dica é ter paciência, já que que os investimentos necessitam de algum tempo até atingirem bons resultados. Uma boa estratégia para qualquer investidor é diversificar os investimentos, não por todos os ovos no mesmo cesto. E não se esqueça, informação é poder, por isso, não invista em algo que não conheça ou domine, porque há grande probabilidade de correr mal.
Depósitos a prazo, seguros de capitalização, PPR, Certificados de Aforro e do Tesouro são alguns dos investimentos mais adequados a um perfil moderado ou conservador. Um investidor mais aguerrido escolherá investir em ações, obrigações, fundos de investimento e ETF, por exemplo.