Corpo do artigo
O novo ano não traz boas surpresas a nível de preços. No supermercado, com o fim do IVA Zero, termina a isenção para o cabaz de 46 produtos, que iam desde o leite aos ovos carne, peixe, legumes e cereais. Na prática vão aumentar pelo menos, os 6% de IVA.
Também sobe a taxa de imposto sobre o álcool e as bebidas alcoólicas, cerca de 10%, e abrange as bebidas espirituosas e a cervejas. Subida semelhante têm as bebidas açucaras e refrigerantes.
Quando for comprar legumes, frutas ou pão a granel, é melhor levar os seus próprios sacos. É que os tradicionais de plástico transparente fino passam a custar 4 cêntimos cada um.
Se costuma comprar comida em take-away saiba que também vai ter de pagar uma taxa de 30 cêntimos por cada embalagem de uso único para refeições.