Corpo do artigo
É mais um ano em que os preços dos passes nos transportes se vão manter. A novidade, que vinha do Orçamento do Estado, é o passe gratuito para estudantes até aos 23 anos e o alargamento do "Passe Social +" a mais beneficiários, nomeadamente famílias com baixos rendimentos, residentes fora das áreas metropolitanas, desempregados de longa duração, pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%.
Na prática, é uma redução de 50% no escalão A; e 25% no escalão B.
Se mora em Lisboa, pode optar pelo navegante metropolitano, que custa 40 euros e dá acesso a todas as empresas de serviço público de transporte regular de passageiros na área metropolitana de lisboa, que inclui 18 municípios. O navegante municipal custa 30 euros e só é válido no respetivo concelho. O navegante família custa 80 euros e é valido em toda a área metropolitana.
Mas atenção, o preço dos passes mantém-se, mas o preço dos bilhetes aumenta. Também andar de táxi fica 4,6% mais caro, e a CP sobe 6% o preço dos bilhetes de comboio.
Já as portagens das ex Scut vão descer: a descida da tarifa abrange os veículos das 4 primeiras classes na A22, A23, A24, A25 e também a A4, A13 e A13 – 1.