Numa altura em que Portugal torce os dedos perante os anúncios do Governo quanto ao Orçamento de Estado para o próximo ano, Na Noruega, as contas do país foram hoje apresentadas e assemelham-se a um "conto de fadas".
Corpo do artigo
São números que não faz lembrar a ninguém, nesta Europa em crise.
O Estado norueguês prevê para o próximo ano, um lucro de mais de 23 por cento, com um excedente nas contas públicas de fazer inveja ao resto da Europa.
Também o fundo de petróleo da Noruega, para onde o Estado canaliza grande parte das receitas do petróleo e gás do Mar do Norte, vai ultrapassar os 500 mil milhões de euros durante o próximo ano.
A Noruega pode assim gabar-se de ter as finanças públicas mais sólidas do mundo ocidental, possuindo uma situação de praticamente pleno emprego, e ganhos consideráveis de poder de compra de ano para ano.
O ordenado médio dos noruegueses deverá ultrapassar os 5.500 euros por mês em 2013, embora a Noruega tenha também o custo de vida mais elevado da OCDE, 127 por cento acima da média europeia.
Oslo reforça a posição de capital mais cara da mundo, com um cabaz de compras a custar neste momento o dobro ou triplo do em Portugal.