A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nomeou o ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, diretor do departamento de estudos nacionais, assumindo o cargo a 01 de abril.
Corpo do artigo
O antigo ministro da Economia vai apoiar o economista-chefe da OCDE e, de acordo com o comunicado da organização, assegurar que esta continua na vanguarda da agenda política e económica internacional.
Álvaro Santos Pereira será responsável por cerca de 20 estudos económicos anuais de países que integram a OCDE.
No comunicado em que confirma a nomeação de Santos Pereira, e também do alemão Christian Kastrop, mas este para o cargo de diretor do departamento de estudos políticos, o secretário-geral da organização, Angel Gurria, diz que os dois - Santos Pereira e Kastrop - trarão uma valiosa experiência política para a OCDE, garantindo que a organização continuará a fornecer soluções para os desafios que os países enfrentam atualmente numa economia complexa e multipolar.
O documento faz referência ao currículo do antigo ministro da Economia português, destacando a implementação de um importante programa económico e reforma laboral.
A TSF sabe que Álvaro Santos Pereira concorreu ao cargo em Agosto foi a duas entrevistas e escreveu dois "papers", artigos científicos, os passos normais e exigidos no processo de seleção.
Santos Pereira começará a desempenhar o cargo de diretor do departamento de estudos nacionais a 1 de abril.