Foram aprovadas propostas do PAN e do partido ecologista "Os Verdes" para garantir que o Estado contrata 40 nutricionistas e "pelo menos 25 vigilantes da natureza".
Corpo do artigo
Por proposta do PAN -Pessoas Animais Natureza, hoje aprovada, durante o ano de 2018, vão ser contratados 40 nutricionistas para o Serviço Nacional de Saúde.
O PAN lembra de acordo com o Inquérito Nacional de Saúde realizado em 2014, mais de metade da população portuguesa (52,8%) com 18 ou mais anos tinha excesso de peso.
"Importa garantir a presença de nutricionistas em todos os sectores do Estado que direta ou indiretamente influenciam a situação alimentar dos portugueses", defende a proposta apresentada pelo deputado André Silva.
Noutra votação, foi aprovada a alteração apresentada pelo partido ecoogista "Os Verdes" (PEV)para abertura de um concurso para a contratação pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de "pelo menos, mais 25 vigilantes da natureza".
O PEV considera que "os meios humanos destinados à conservação da natureza e da biodiversidade estão muito aquém do necessário para assegurar os mínimos exigíveis.
De acordo com dados dos Verdes o número atual de vigilantes da natureza pouco ultrapassa os "100, para todo o país".