A Parpública já comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a venda à Three Gorges Corporation. As acções da EDP fecharam a ganhar 3,5% para 2,33 euros.
Corpo do artigo
A proposta do grupo chinês (uma oferta de 2,7 mil milhões de euros pelos 21,35% que o Estado colocou à venda) foi a escolhida pelo Governo.
A Three Gorges promete disponibilizar à EDP cerca de quatro mil milhões de euros, que irão aliviar a dívida de 16,5 mil milhões de euros nos próximos anos. E há ainda a intenção de realizar investimentos industriais de dois mil milhões de euros, com a promessa de apoio à economia nacional (a construção de uma fábrica de aerogeradores, vocacionada para o mercado europeu)
Pelo caminho ficou a E.ON, que contaria com o apoio político da chanceler alemã Ângela Merkel, além das brasileiras Eletrobras e Cemig.
As acções da EDP Renováveis fecharam nos 4,51 euros.