O comissário europeu revelou que a taxa de juro do empréstimo a Portugal deverá ser de cerca de 5,5 por cento, com o país a regressar ao mercado financeiro antes do fim da assistência.
Corpo do artigo
«A taxa de juro será claramente abaixo dos 6,0 por cento e deverá ficar nos 5,5 por cento», disse Olli Rehn aos jornalistas, acrescentando que a assistência prevê que Portugal regresse ao mercado antes do final do programa de três anos, de 2011 até 2013.
A Comissão Europeia deu hoje, em Estrasburgo, o seu aval ao programa de assistência financeira negociado entre a 'troika' e o Governo português, faltando agora, no início da próxima semana, a aprovação final dos ministros das Finanças europeus.
«A Comissão Europeia aprovou hoje o programa de assistência a Portugal de 2011 a 2013», anunciou o comissário europeu da Economia, acrescentando tratar-se de um programa «bastante duro, mas realista».
A decisão final sobre o resgate a Portugal será tomada no início da próxima semana, pelos ministros das Finanças da Zona Euro a 16 de maio (segunda-feira) e da União Europeia no dia seguinte terça-feira).