O BPI anunciou hoje que mantém a «anunciada candidatura» à compra do Novo Banco, «independentemente dos desenvolvimentos» da Oferta Pública de Aquisição (OPA) pelo espanhol CaixaBank.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito em comunicado enviado à Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) em que se confirma a operação de oferta do banco catalão e assinado por Artur Santos Silva e Fernando Ulrich, presidente e vice-presidente do BPI.
«Independentemente dos desenvolvimentos do processo da Oferta, o Banco BPI, SA, prosseguirá sem alterações e com inteira normalidade o seu plano de atividades, incluindo a anunciada candidatura à aquisição do Novo Banco, nos termos estabelecidos pelas autoridades», lê-se no comunicado.
No texto, o BPI assinala que o CaixaBank, «líder do mercado bancário espanhol, detém atualmente 44,1%» do capital do BPI e que tem «mantido um apoio permanente à estratégia de crescimento e afirmação do Grupo BPI nos últimos 20 anos».
O oferente, líder do mercado bancário espanhol, detém atualmente 44.1% do capital do Banco BPI, SA, do qual é acionista desde 1995, tendo mantido um apoio permanente à estratégia de crescimento e afirmação do Grupo BPI nos últimos 20 anos.
É ainda anunciado que o Conselho de Administração do BPI «deverá elaborar um relatório sobre a oportunidade e as condições da oferta no prazo de oito dias», a partir da data em que receber os «projetos de prospeto e de anúncio de lançamento».
O CaixaBank anunciou hoje a intenção de adquirir a maioria do capital do BPI por 1,329 euros por ação, num total de 1.082 mil milhões de euros.