A oposição a uma só voz diz ao Governo que falhou todos os objetivos. O PS acusa o Executivo de ter acabado com o consenso social.
Corpo do artigo
As reações surgem depois do ministro das Finanças ter revelado que a recessão vai ser mais do dobro do previsto e que o desemprego pode chegar aos 19 por cento, no final do ano, afetando mais de 1 milhão de pessoas.
Numa primeira reação às palavras do ministro de Estado e das Finanças, Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS, disse que se conclui que «o Governo falhou todos os objetivos a que se propôs» e que apresenta como único caminho «prolongar a austeridade e continuar a agonia dos portugueses».
O PCP insiste no pedido urgente de demissão do Governo e o Bloco de Esquerda exige a Vitor Gaspar que assuma responsablidades.
Bernardino Soares, líder da bancada comunista, confessa que fica chocado com o que diz ser o cinismo e a hipocrisia com que o ministro falou do desemprego.
«Perante este cenário não pode haver nenhuma hesitação em relação a pedir a demissão, a convocação de eleições e o rompimento com este memorando, este compromisso de agressão que foi assinado com a 'troika'», afirmou o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, em declarações aos jornalistas no Parlamento, após a conferência de imprensa do ministro das Finanças sobre a sétima revisão do programa de ajustamento pela 'troika' (composta pelo Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu).
O líder da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) exigiu hoje a demissão do ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, por «falhar todas as metas» e ser «responsável pela destruição da economia» portuguesa.
«Estes números dão conta de uma enorme destruição da economia, maior recessão, maior número de falências de sempre, mais desemprego, chegando assustadoramente perto dos 20 por cento. Para o BE, é claro que quem é o responsável por esta destruição da economia tem de pedir a demissão», disse Pedro Filipe Soares, na Assembleia da República, em reação à conferência de imprensa do membro do Governo.
Pelos Verdes, Heloísa Apolónia, alinha no mesmo discurso, considerando que a demissão imediata do Governo é a única maneira de evitar um mal maior para o país.