Orçamento do Estado 2025. Autarquias apelam ao "entendimento" em nome da "estabilidade"

Global Imagens (arquivo)
No Fórum TSF, os presidentes dos autarcas do PSD e do PS afirmam que é "importante" que o OE2025 seja "aprovado". Pedro Ribeiro, do PS, deixa uma dúvida: "A questão é que como vamos lá chegar"
Corpo do artigo
As negociações sobre o Orçamento do Estado para 2025 subiram a debate no Fórum TSF. Entre os presidentes de câmara, Pedro Pimpão, presidente dos autarcas do PSD, apela ao entendimento, uma vez que entende que o país precisa de estabilidade.
"Para os autarcas e para o nosso país é muito importante que haja esse grau de estabilidade. Vamos ter autárquicas em 2025. É bom que possamos ter esta estabilidade do ponto de vista orçamental, porque temos aqui um conjunto de obrigações, de compromissos, de responsabilidades muito grandes e naturalmente que, para nós, é importante que essa estabilidade também seja materializada com a aprovação do Orçamento do Estado, porque precisamos dessa previsibilidade", explica Pedro Pimpão, sublinhando ainda que "o país está a braços com um dos maiores ciclos de financiamento comunitário, com um conjunto de projetos que nós estamos a desenvolver em todas as autarquias do nosso país".
"Naturalmente que nós precisamos que haja essa estabilidade para podermos concretizar esses projetos e também corresponder àquilo que são os compromissos assumidos internacionalmente pelo Estado português e, por isso, o nosso apelo e a nossa sensibilidade é para que haja realmente esse entendimento", acrescenta.
No caso dos autarcas do PS, Pedro Ribeiro concorda que é importante que o Orçamento do Estado seja aprovado, mas sublinha que é preciso perceber como é que se vai lá chegar.
"É importante, obviamente, ter um Orçamento do Estado aprovado. No entanto, é importante que esse Orçamento do Estado seja um momento também de nos garantir que no próximo ano conseguimos dar resposta àquilo que são as nossas preocupações. A questão é que como vamos lá chegar", afirmou.