
Dinheiro
Na Finlândia, o partido "Os Verdes" mudaram de opinião e vão também dizer não à ajuda internacional a Portugal, juntando-se assim aos eurocépticos que vinham contestando o apoio.
Corpo do artigo
"Os Verdes" finlandeses prometem votar contra o pacote de ajuda, caso os partidos do próximo governo da Finlândia não estiverem todos de acordo sobre o assunto.
Uma situação que se torna impossível, uma vez que o próximo governo, para além dos conservadores, que são a favor da ajuda, deve incluir "Os Verdadeiros" finlandeses e os Trabalhistas, ambos adversários da ajuda.
Para "Os Verdes", é inconcebível votar a favor da ajuda a Portugal, a pedido de um primeiro-ministro que não consegue formar um governo que tenha uma posição unânime sobre a política europeia da Finlândia, em especial a questão portuguesa.
Deste modo, fica cada vez mais complicado o aval da Finlândia à salvação financeira de Portugal. E como se os desentendimentos políticos em Helsínquia não bastassem, agora é a vez de os Trabalhistas do SPD virem a público afirmar que a questão portuguesa não pode ficar dissociada das negociações para a formação do governo, pelo que acreditar num "sim" do país do "Pai Natal," ao pacote de ajuda até ao dia 16, é quase o mesmo que acreditar no homem das barbas brancas.