Uma fonte da EMPORDEF disse que os problemas de tesouraria podem levar à repetição do que aconteceu com o pagamento dos salários de Dezembro nos estaleiros de Viana do Castelo.
Corpo do artigo
Ainda não se sabe quando vão ser pagos os salários de Janeiro aos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, adiantou uma fonte da EMPORDEF, que tutela esta empresa.
Citada pela agência Lusa, esta fonte admitiu ainda que os problemas de tesouraria poderão levar à repetição do cenário ocorrido em Dezembro, uma vez que os vencimentos do últiomo mês de 2011 só foram pagos a 6 de Janeiro.
A empresa explica que as dificuldades estão relacionadas com as dívidas que esta entidade pública tem, mas também com as dificuldades de acesso ao crédito bancário.
Ouvido pela TSF, o porta-voz da Comissão de Trabalhadores destes estaleiros lamenta que quem pode tomar decisões não as tome para resolver uma situação que se arrasta «há uma data de meses a esta parte».
«A solução não está na mão dos trabalhadores. Os trabalhadores querem trabalhar. Quem tem que tomar decisões políticas é o poder político e quem tem de administrar as empresas são as administrações», frisou António Barbosa.
Para este representante, estas entidades «têm de resolver as questões de fundo que é necessário resolver e criar os mecanismos financeiros necessários para a empresa poder trabalhar e produzir».
Sobre o plenário marcado para esta quinta-feira, António Barbosa admitiu que os trabalhadores vão discutir formas de luta e admitiu que estes poderão deslocar-se a Lisboa a 2 de Fevereiro, dia em que a situação da empresa vai ser discutida no Parlamento.