A proposta foi feita pelo PSD e pretende ver esclarecidas divergências entre o Grupo SATA e o Governo Regional em relação aos valores que o executivo deve à empresa a título de indemnização compensatória pela prestação de serviço público.
Corpo do artigo
O Parlamento dos Açores aprovou hoje, por unanimidade, um pedido ao Tribunal de Contas para que faça uma auditoria às contas da transportadora aérea SATA entre 2009 e 2013.
A proposta foi do PSD que, através do deputado Jorge Macedo, lembrou que há «divergências» entre o Grupo SATA e o Governo Regional em relação aos valores que o executivo deve à empresa a título de indemnização compensatória pela prestação de serviço público.
Por outro lado, referindo o relatório de contas de 2013 da empresa, destacou que os auditores manifestaram reservas e solicitaram esclarecimentos à SATA, que não obtiveram, sobre duas operações.
Uma delas foi a revalorização da frota da SATA Air Açores em mais sete milhões de euros e a diminuição das provisões em 3,5 milhões.
Sem estas duas operações, que o PSD considera duvidosas, a SATA Air Açores (a empresa do grupo que assegura as ligações entre ilhas açorianas) teria tido capitais próprios negativos e prejuízos.