O primeiro-ministro está hoje na Polónia para reunir com o homólogo Donald Tusk, com quem debaterá a actual crise europeia e o plano de ajuda externa a Portugal.
Corpo do artigo
Os objectivos são praticamente os mesmos, portanto, do périplo que levou Pedro Passos Coelho no início do mês a Madrid e a Berlim, para encontros com os chefes do governo espanhol e alemão, José Luiz Rodriguez Zapatero e Angela Merkel, respectivamente, adiantou a mesma fonte.
A inclusão da Polónia nesta ronda de deslocações internacionais deve-se ainda ao facto de este país deter, neste semestre, a presidência rotativa da União Europeia.
A agenda do primeiro-ministro em Varsóvia inicia-se esta quinta-feira ao fim da tarde, com uma reunião às 18h00 locais (17h00 de Lisboa) com o chefe do governo polaco, Donald Tusk, seguida por declarações conjuntas à imprensa e por um jantar de trabalho.
Sexta-feira, Passos Coelho terá um pequeno almoço com empresários portugueses radicados na Polónia, organizado pela Câmara do Comércio Luso-Polaca.
Seguir-se-á um encontro com o presidente da Polónia, Bronislaw Komorowski, antes de o primeiro-ministro português rumar a Paris, segunda etapa da sua digressão europeia.
Na agenda dos encontros de Pedro Passos Coelho nas duas capitais europeias estarão também as relações bilaterais e outros temas de actualidade internacional, segundo o seu gabinete.
Na tarde de sexta-feira, o primeiro-ministro manterá reuniões em Paris com o primeiro-ministro francês, François Fillon, às 15h00 (14h00 de Lisboa), e com o presidente Nicolas Sarkozy, às 17h00 (16h00de Lisboa).