O vice-primeiro ministro confirma que a 12ª avaliação da troika foi fechada ontem às 20:52. Paulo Portas diz que a última avaliação «está concluída e foi superada».
Corpo do artigo
«A décima segunda avaliação está concluída e foi bem superada. A décima segunda avaliação era a última, a sua conclusão significa que o programa está no bom caminho para o seu termo» afirmou o vice-primeiro-ministro, em conferência de imprensa.
Paulo Portas disse que «Portugal poderá assim recuperar a fatia de soberania que lhe falta desde que o resgate começou em maio de 2011», considerando que o Governo tem agora a sensação de «missão cumprida».
«Fecha-se uma página, que tenho definido como protetorado. Significa ainda que Portugal fez o caminho muito importante para a recuperação da sua autonomia financeira e dá sentido útil aos sacrifícios que a sociedade portuguesa como um todo tem feito para tratar de um bem comum maior: Portugal enquanto Estado e como nação», sublinhou.
Paulo Portas anunciou também que o primeiro-ministro convocou uma reunião do Conselho de Ministros, para domingo, às 18:00, onde será discutida a forma de saída do programa da "troika".
O governante salientou ainda alguns aspetos que considerou positivos como a descida do desemprego: «Há menos 114 mil desempregados em Portugal, no espaço de um ano».
A 12.ª avaliação regular ao PAEF a Portugal começou na terça-feira da semana passada, tendo terminado na quinta-feira, dia 01 de maio. Este é o último exame regular ao programa de resgate português que deverá ser concluído a 17 de maio, segundo já disse o Governo.