
Paulo Portas anunciou hoje que, ao abrigo da diplomacia económica, Portugal conseguiu atrair quase 300 milhões de euros de investimento e conseguiu criar 700 novos postos de trabalho.
Corpo do artigo
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, anunciou hoje que o Governo contratou com 11 empresas um pacote de investimento de 280 milhões de euros nos setores da aeronáutica, produtos médicos e outros.
Em conferência de imprensa no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas disse que este investimento irá criar 700 postos de trabalho e manter 4.300 empregos já existentes.
«Com estes investimentos reforça-se a capacidade industrial de Portugal e trazem-se para o país novas indústrias», declarou o ministro em Lisboa.
Os projetos «são bem distribuídos no território», declarou o governante, adiantando que os mesmos representam factores de «dinamização do interior de Portugal em muitos casos».
Paulo Portas sublinhou também que o investimento «é essencialmente privado e de empresas estrangeiras», de países como Brasil, Canadá, Espanha ou Estados Unidos.
Na quinta-feira, o Conselho de Ministros havia aprovado as 11 minutas dos contratos de investimento, documentos nos quais se encontravam fixados os objetivos dos mesmos e as metas a cumprir pelos respectivos promotores.
«Estes projetos de investimento foram analisados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E., e pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., tendo ambos concluído pelo especial mérito e interesse dos investimentos para a economia nacional, reunindo as condições necessárias para a concessão dos incentivos fiscais legalmente previstos», revelada o comunicado final do Conselho de Ministros.