O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros leva uma comitiva de 40 empresários para uma visita de três dias, a convite do ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano.
Corpo do artigo
Em Portugal fala-se muito no Brasil e na Colômbia mas o México, um mercado gigante em crescimento, tem estado um pouco fora da agenda.
Paulo Portas quer mudar esta visão e colocar a palavra México em letras maiúsculas, no caderno de encargos dos investidores.
Nesta visita ao México, o ministro dos Negócios Estrangeiros vai, por um lado, dizer aos empresários mexicanos que Portugal tem trunfos novos, como o super pacote fiscal e todo um leque de incentivos para captar investimento estrangeiro.
Por outro lado, quer abrir canais no México que facilitem a entrada de empresas portuguesas naquele país, ou seja, promover a internacionalização das empresas portuguesas, como um dos caminhos possíveis para sair da crise.
O mercado mexicano é bastante permeável à entrada de novas empresas. As áreas mais apetecíveis e ávidas de crescimento são as obras públicas, infraestruturas, energias renováveis, telecomunicações e economia digital. Por isso Paulo Portas trouxe na comitiva quarenta empresários portugueses interessados no México.
O país tem tido anos sucessivos de crescimento económico. As previsões de crescimento para este ano são superiores a 3 por cento do PIB. A economia mexicana é actualmente a 13ª maior economia do mundo e é o segundo país mais rico da América Latina, logo atrás do Brasil.