Para o deputado António Filipe, a decisão de privatizar a cem por cento os Estaleiros de Viana é «quase um ato de sabotagem contra a economia nacional».
Corpo do artigo
O PCP considera que a abertura à privatização a cem por cento dos Estaleiros de Viana do Castelo é «mais um crime contra a economia nacional, que veio culminar uma operação de profunda hipocrisia por parte do Governo».
Considerando que este é «quase um ato de sabotagem contra a economia nacional e os estaleiros», o deputado António Filipe lembrou que esta «empresa tinha assegurado todas as condições para ser viável».
Em declarações à TSF, este parlamentar do PCP recordou ainda os navios encomendados pela Venezuela «garantiriam trabalho para três anos nos Estaleiros de Viana com o encaixe de 128 milhões de euros».
«Gostaria que o Estado honrasse minimamente os seus compromissos com a encomenda dos navios patrulha oceânicos e das lanchas de fabiação costeira para que o estaleiro tivesse o seu futuro assegurado por muitos anos», explicou.
Ao contrário de ter feito isto, acrescentou António Filipe, que lembrou que empresas como a Sorefame foram privatizadas e depois acabaram por fechar, o «Governo criou um boicote ao Estaleiros Navais de Viana para abrir caminho a esta decisão de privatização».