Pedro Norton foi o escolhido por Francisco Pinto Balsemão para assumir a presidência executiva da Impresa, grupo que detém o semanário Expresso, as televisões SIC e SIC Notícias e a revista Visão.
Corpo do artigo
Durante a apresentação das contas da Impresa nos primeiros seis meses do ano, o grupo Impresa anunciou que Pedro Norton assumirá as novas funções a partir de outubro, ficando Francisco Pinto Balsemão com o cargo de presidente do conselho de administração ('chairman').
Com 44 anos, Pedro Norton está há 20 anos em cargos de direção e de gestão nas várias unidades do grupo Impresa, ocupando atualmente o cargo de vice-presidente da comissão executiva da Impresa.
O novo presidente executivo da Impresa é licenciado em Gestão pela Universidade Católica e tem uma formação na Boston University School of Communication, em Television Management.
Na sua experiência profissional contam-se as passagens pela banca de investimento, na ESSI entre 1990 e 1991, no retalho na área da música, na Custódio Cardoso Pereira entre 1991 e 1992, antes de entrar no grupo Impresa.
Pedro Norton entrou na Impresa em maio de 1992, onde o primeiro cargo que assumiu foi de assessor da administração da Controljornal.
Um ano depois, em junho de 1993, Pedro Norton passou a assumir o mesmo cargo na SIC e dois anos mais tarde passou a diretor financeiro da Abril Controljornal, função que abandonou para ocupar a subdireção de programas da SIC, com responsabilidade pelo controlo de custos, entre 1996 e 1998.
Um ano depois foi nomeado diretor de novos negócios da SIC, cargo que acumulou com o de administrador da SIC Notícias e da SIC Filmes.
Em 2001, Pedro Norton tornou-se presidente executivo da Sojornal, empresa que edita o semanário Expresso, e três anos mais tarde assumiu a direção executiva de toda a área de jornais do grupo.
Em abril de 2008, o responsável foi nomeado vice-presidente executivo da Impresa.
Pedro Norton é ainda presidente da APDC - Associação para o Desenvolvimento das Comunicações, função que ocupa desde 2011.