Pensionistas ficam a perder se avançar indexação do valor das reformas a fatores demográficos
A presidente da Sociedade Portuguesa de Demografia considerou, em declarações à TSF, que indexar o valor das reformas a fatores demográficos significa ter em conta dois aspectos: o aumento da esperança média de vida e a taxa de natalidade.
Corpo do artigo
A propósito das mudanças no cálculo das pensões, o Ministério das Finanças confirmou à TSF que estão a ser analisados vários cenários e simulações para decidir quais os critérios que vão determinar os ajustamentos a fazer nas pensões da Caixa Geral de Aposentações.
Os ajustamentos, como confirmou também o Ministério das Finanças terão em conta fatores de ordem económica e demográfica.
Ouvida pela TSF, Maria Filomena Mendes, presidente da Sociedade Portuguesa de Demografia, disse que indexar o valor das reformas a fatores demográficos significa ter em conta dois aspectos: o aumento da esperança média de vida e a taxa de natalidade.
Esta professora da Universidade de Évora considerou que, no atual cenário, os pensionistas ficam a perder porque haverá uma tendência para baixar o valor das reformas.
Sobre o desafio lançado pelo PSD, esta semana, durante as jornadas parlamentares para um pacto para a natalidade, Maria Filomena Mendes sublinhou que esse consenso deve, antes de mais, dar prioridade ao desemprego jovem.