Cerca de 3,85 milhões de famílias tinham entregado as respetivas declarações de IRS (Modelo 3) até às 17:00 de hoje, um acréscimo de 46 mil famílias face a 30 de abril do ano passado, divulgou o Ministério das Finanças.
Corpo do artigo
Em comunicado, o Ministério informa que «só no dia 30 de abril de 2014, mais de 250 mil famílias procederam à entrega das respetivas declarações de IRS no Portal das Finanças», o que representa 254.640 declarações submetidas.
Segundo as Finanças, «o processamento de reembolsos de IRS em 2014 está a decorrer com toda a normalidade».
De acordo com últimos dados disponibilizados pela Autoridade Tributária e Aduaneira, até ao dia de hoje, já foram processados reembolsos a cerca de 300 mil famílias, o que representa um acréscimo de 81 mil famílias face a igual período de 2013. O valor total dos reembolsos processados até ao dia de hoje ascende já a 247 milhões de euros.
Na quarta-feira, o Governo alargou até hoje o prazo para os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas entregarem o IRS pela Internet sem qualquer multa.
Através de um despacho, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, adiou a «obrigação de entrega da declaração de rendimentos em sede de IRS (Modelo 3) por transmissão eletrónica de dados, para os sujeitos passivos que apenas hajam recebido rendimentos de trabalho e/ou pensões, possa ser cumprida até ao dia 2 de maio de 2014, sem quaisquer acréscimos ou penalidades».
Na terça-feira, o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), Domingues de Azevedo, denunciou à Lusa que os contribuintes não estavam a conseguir entregar as declarações de IRS no Portal das Finanças, porque o sistema "não" funcionava.