E são necessários 15 anos para que o stock de sardinha em águas portuguesas volte a ser aceitável.
Corpo do artigo
O organismo científico de aconselhamento da Comissão Europeia sobre as quotas de captura de peixe, recomenda a suspensão da pesca de sardinha em Portugal durante pelo menos 15 anos. É o tempo necessário para que o stock de sardinha regresse a níveis aceitáveis.
O Conselho Internacional para a exploração do mar, o organismo científico que aconselha a Comissão Europeia sobre as quotas de captura de peixe, tinha já recomendado a redução na pesca da sardinha. Agora fala mesmo de uma total paralisação da captura deste peixe.
O plano que Portugal e Espanha acordaram com a Comissão Europeia já não é preventivo, nem a curto nem a longo prazo, garante o parecer publicado a 14 de julho e pedido pela Comissão Europeia.
O documento refere que seriam precisos 15 anos sem pesca para reconstruir o stock de sardinha capturável ou seja, peixe com mais de um ano de vida. Mesmo assim, 15 anos podem ser insuficientes para recuperar a população de sardinha na costa ibérica.
A notícia avançada pelo Jornal de Negócios, explica que apesar do parecer do organismo científico não ter um caráter vinculativo, é tido em conta por Bruxelas na hora de tomar decisões.
Em declarações ao Negócios, o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, admite que a evolução da sardinha na costa ibérica é um problema, mas contesta a validade do parecer. Apolinário diz que o órgão não tinha informação atualizada sobre a população de sardinha no país quando emitiu o parecer. O governante garante que a informação segue dentro de dias.