O plano de investimentos do grupo hoteleiro até 2028 ronda os 300 milhões de euros para dez novos projetos
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Com dois empreendimentos em curso no sudoeste alentejano e depois de anunciar o arranque de obras do 2.º empreendimento em Porto Covo, para concluir até 2027, o grupo hoteleiro Pestana acaba de receber luz verde para avançar com um mega empreendimento residencial em Ferragudo, junto à foz do rio Arade.
Em declarações à TSF, José Roquette, CDO – Chief Development Officer do Pestana Hotels Group, não esconde a satisfação, numa altura em que o plano de investimentos até 2028 ronda os 300 milhões de euros para dez novos projetos.
A descida pela Costa Vicentina não fica por aqui. A seguir a Troia, Comporta e Brejos da Carregueira, o grupo aposta em Porto Covo, pelo menos, com dois empreendimentos. Depois do Pestana Porto Covo Village ter saído do papel, com 174 unidades e preços médios entre 450.000 euros e 500.000 euros e já 90% dos alojamentos vendidos, foi lançada a obra do segundo projeto na aldeia piscatória, com vista para o mar: o Pestana Porto Covo Beach Residences, com mais 238 apartamentos e 50% das reservas de investidores nacionais.
O grupo estuda ainda outras oportunidades de negócio quer no Alentejo, quer na zona oeste, mas Roquette assegura que nada está decidido e é preciso pensar se faz sentido.
A nível internacional, com a marca CR7, o grupo tem em curso o hotel de Paris, anunciado há um ano, com um investimento de 60 milhões, previsto para 2027, comprou um hotel em Orlando, na Flórida, nos EUA, e está a avaliar novamente o projeto de Manchester, no Reino Unido, até aqui mantido em stand-by devido ao Brexit e à escalada de preços na Europa.
Já depois de fazer contas ao verão, José Roquette espera que 2024 seja mais um ano recorde de receitas para o grupo, que tem 82% do negócio centrado em Portugal. A Europa tem pesado 50% nas contas do grupo, os EUA cerca de 6% e África ronda os 3%. Há dois anos, faturou cerca de 453 milhões de euros, 8% acima do ano pré-pandémico de 2019, referência para o setor do turismo.
A Madeira continua a ser a região que mais contribui para os proveitos do Pestana, com uma quota de 34%, o Algarve representa 19% e o resto do país ronda os 28%.
O emprego continua a ser um dos principais desafios do grupo, que arrancou com as candidaturas para mais uma edição anual do programa de desenvolvimento de talentos: Growing Together. O programa tem a duração de 18 meses, a tempo inteiro, é focado em profissionais de hotelaria que ambicionem desenvolver competências de liderança e aprofundar conhecimento sobre as operações hoteleiras no Pestana Hotel Group, integrando assim as equipas dos mais de cem hotéis do grupo.
Promovido pela Pestana Academy (a academia interna de formação do grupo), este programa, com início em janeiro de 2025, é remunerado e pretende preparar talentos hoteleiros para uma carreira de sucesso no setor.
