
Petróleo
EPA
O petróleo ultrapassou, esta quarta-feira, pela primeira vez a barreira dos 130 dólares no mercado norte-americano. No mercado londrino, o preço do crude fixou-se 30 cêntimos abaixo desta barreira.
Corpo do artigo
O petróleo ultrapassou, esta quarta-feira, pela primeira vez, os 130 dólares no mercado norte-americano, num dia em que o preço do crude chegou aos 129,7 dólares no mercado londrino.
Com mais esta subida, o preço do crude mais do que dobrou a sua cotação em relação há um ano, tendo-se valorizado 30 dólares em relação a 2 de Janeiro, quando atingiu pela primeira vez os cem dólares.
A explicar estas subidas constantes, continuam a estar os receios de que a oferta de petróleo possa não ser suficiente para a procura mundial, isto numa altura em que a OPEP continua a dizer que há crude suficiente no mercado.
Após um encontro com o secretário-geral da OPEP em Caracas, o ministro venezuelano da Energia e do Petróleo assegurou que a subida dos preços do crude têm a ver com a especulação dos mercados financeiros e não à oferta insuficiente.
Na base desta subida está também o sentimento de que a produção de petróleo se mantém vulnerável, bem como a desvalorização do dólar, a par da procura crescente dos países emergentes, liderados pela China.