Pinto Luz elogia Galamba na inauguração do primeiro edifício do Data Center de Sines
Este é o primeiro de seis edifícios que integram o projeto da Start Campus, a empresa que esteve por base da polémica da queda do Governo de António Costa. O Sines Data Center deverá estar a operar em pleno em 2030
Corpo do artigo
O primeiro edifício do Data Center de Sines, um projeto da Start Campus que promete transformar a região num polo europeu de inovação tecnológica, foi esta sexta-feira inaugurado, num espaço vizinho à refinaria da Galp e com 15 megawats (MW) de capacidade.
Este é o primeiro de seis edifícios que integram o projeto da Start Campus, a empresa que esteve por base da polémica da queda do Governo de António Costa.
O atual ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, marcou presença na inauguração daquele edifício e deixou umas palavras ao antessesor: "Ao ministo Galamba, que voltou a colocar a política portuária no centro da ação política. É bom esta humildade, esta reciprocidade e garantia de estabilidade com que os privados podem olhar para o Estado. Podemos ter divergências, (...) mas é muito mais aquilo que nos une do que nos separa."
Também o ministro da Economia esteve presente no evento, onde disse Portugal quer construir com os Estados Unidos “uma parceria estratégica profunda”.
Que boa semana para relembrar que queremos construir com os Estados Unidos uma parceria estratégica profunda, num mercado que é essencial para nós todos e que os Estados Unidos é uma referência também nos gigantes tecnológicos, mas para todos os outros setores.
AtlasEdge, Claranet, Edged, Tata Communications e Equinix têm presença em Sines.
O Sines Data Center, um investimento global de 8,5 milhões de euros, deverá estar a operar em pleno em 2030, alimentado por energia 100% verde. A empresa empresa agora entre 50 a 60 pessoas, mas em velocidade cruzeiro espera chegar aos 1200 empregos diretos e indiretos.
De acordo com a Start Campus, o início da construção da próxima instalação, de 180 MW, está previsto para meados de 2025.
