
Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
José Coelho/Lusa
O ministro da Economia inaugurou esta quinta-feira o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, uma aposta da região no turismo. Prevê-se que até 2018 façam ali escala 111 navios com 126 mil passageiros a bordo.
O novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi hoje inaugurado, um investimento da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) que ultrapassou os 50 milhões de euros, um projeto da autoria do arquiteto projetista Luís Pedro Silva, que permite o início e o fim de cruzeiros em Matosinhos, aumentando assim o fluxo de navios e de passageiros.
Pires de Lima foi um dos três ministros presentes na inauguração do novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos -- estiveram ainda em Matosinhos o ministro da Defesa Nacional, Aguiar-Branco, e a ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas -, tendo apresentado a ideia de "fazer da área metropolitana do Porto a capital do Noroeste Peninsular em logística".
"O conjunto de infraestruturas que existe em Matosinhos, na Maia, no Porto, são centrais para este desenvolvimento turístico, não só o aeroporto mas aqui também o Porto de Leixões e toda a estrutura ferroviária que está a ser desenvolvida e que permite a ligação mais rápida, mais fácil, entre o Porto, o Minho e a Galiza", disse aos jornalistas.