Pires de Lima garante que Volkswagen produzidos pela Autoeuropa não têm problemas
O ministro da Economia diz que os automóveis da Volkswagen produzidos pela Autoeuropa não têm o dispositivo que manipula as emissões poluentes. Pires de Lima revela que já falou sobre o assunto com os responsáveis da administração da Autoeuropa.
Corpo do artigo
Responsáveis que lhe asseguraram que "os veículos produzidos em Portugal, nos últimos anos, não tiveram a incorporação do dispositivo que manipulava as emissões poluentes".
Pires de Lima diz ainda que não vale a pena procurar, nesta fase, sinais de tranquilidade por parte da Volkswagen alemã. O ministro entende que a dimensão da fraude foi tal que a empresa-mãe da Autoeuropa não pode dar neste momento garantias do impacto em Portugal. "A dimensão desta fraude foi tornada pública, é uma dimensão que não podia antecipar nem imaginar", reconheceu o ministro da Economia, esclarecendo que não procurou obter da administração da Volkswagen "sinais de tranquilidade".
"Não procuro tranquilizar-me junto da administração da Volkswagen na Alemanha, porque francamente não creio que estejam em condições de tranquilizar ninguém", afirmou aos jornalistas.
Pires de Lima considerou que "deve ser a Volkswagen a dar as explicações que entende, mas adiantou ainda assim que o Governo está a trabalhar com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes para efetuar os controlos necessários "para perceber se há alguma implicação para Portugal".
A garantia da Autoeuropa surge já depois do ministro alemão dos transportes ter revelado que existem na Europa veículos com o kit fraudulento.
Este é um caso que já levou à demissão do chefe máximo da Volkswagen. Martin Vintercorn sai com uma pensão superior a 28 milhões de euros e pode ainda receber mais 3 milhões de indemnização. Informação avançada pelo Financial Times e pela Bloomberg. Martins Vitercorn apresentou demissão confessando-se chocado com a fraude.
Agora a Volkswagen decidiu demitir o chefe da marca nos Estados Unidos e também os responsáveis pela AUDI e pela Porsche.