O boletim estatístico do Banco de Portugal , divulgado hoje, indica que, no final de junho, a dívida recuou para os 128,6% do Produto Interno Bruto, um valor inferior ao registado no mês anterior e no mesmo período do ano passado.
Corpo do artigo
Em declarações à TSF , Pires de Lima diz que as contas da economia contrariam o discurso da oposição. O títular da pasta da Economia sublinha que os resultados divulgados hoje mostram que "o caminho que estamos a percorrer é um caminho correto. A dívida, depois de ter estagnado, começou finalmente a reduzir-se em termos de percentagem e essas são boas notícias que ainda têm de ser consolidadas não só nos próximos trimestres, mas nos próximos anos".
O ministro salientou também que o crescimento económico de 1.5% neste meio ano é feito com uma balanço da comercial que continua a demostrar a competitividade da nossa economia. As nossas contas externas são positivas, pelo terceiro ano consecutivo, a nossa balança comercial de bens e serviços melhorou para 698 milhões de euros ou seja melhorou 150 milhões de euros".
No fundo, disse Pires de Lima, " houve quem montasse um discurso político na base da tragédia económica, mas aquilo que as notícias da nossa economia nos trazem todos os dias é a confirmação de que Portugal está no bom caminho".