A Web Summit utiliza 205 mil copos todos os anos. Mas agora esses copos não são de plástico.
Corpo do artigo
A Web Summit tornou-se uma conferência livre de plásticos descartáveis. Os copos para beber água são agora de papel e as pessoas são convidas a trazer de casa um cantil, para diminuir o desperdício.
Por isso, não é de estranhar que o ministro do ambiente, João Pedro Matos Fernandes, tenha sido aplaudido quando disse aos conferencistas que o Governo português baniu o uso do plástico na administração pública.
João Pedro Matos Fernandes pensa que esta medida vai ter um impacto na sociedade porque "se pensarem que o plástico não reciclável vai sair da administração pública portuguesa isso representa 18% da procura em Portugal e portanto é mais do que exemplo".
TSF\audio\2018\11\noticias\06\jose_milheiro_web_summit_plastico
João Pedro Matos Fernandes espera também que haja impacto no setor produtivo. "Estamos a empurrar a criação de novas soluções e de materiais que possam substituir o plástico", defende.
No sector da distribuição o ministro elogia os supermercados que já aboliram os sacos de plástico. Mas, para pressionar a sociedade a ir mais longe o Governo fica à espera que a Diretiva europeia apareça para banir todo o plástico descartável.
"Nós achamos que isto não pode ser tratado só com taxas. Não queremos fazer isto por via fiscal. Queremos mesmo sensibilizar as pessoas para que elas usem cada vez menos o plástico que se usa uma só vez só", justifica.
João Pedro Matos Fernandes espera que os Portugueses digam não às palhinhas e aos talheres de plástico dos restaurantes de comida rápida.