
Paulo Portas
Lusa/Miguel A. Lopes
O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, pediu hoje aos cerca de 300 jovens que vão realizar estágios profissionais no estrangeiro, no âmbito do programa INOV Contacto, que sejam os embaixadores de Portugal e demonstrem que o país está em crescimento.
«Gostava de ter sido INOV Contacto com a vossa idade», começou por dizer Paulo Portas na sessão de abertura do segundo dia de trabalhos da 19ª edição do programa gerido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), pedindo a estes que divulguem lá fora que Portugal está em «franco crescimento».
«Portugal até aqui era visto como um 'problem maker', mas agora está a começar a ser um 'problem solver'», afirmou Paulo Portas, recordando que, após a saída da troika, Portugal está a dar sinais de crescimento, não só com a tendência da queda do desemprego, mas também com os níveis dos indicadores de confiança dos consumidores ao nível mais alto dos últimos anos.
Paulo Portas recordou que o programa já deu emprego a 4.000 mil jovens, dos 50 mil candidatos que ao longo de 19 edições têm procurado uma oportunidade de estágio profissional em cerca de 40 países em todo o mundo.
«Vocês têm agora uma oportunidade que a maioria que já fez este programa agarrou e transformou estágio em emprego, não necessariamente na empresa em que fez o estágio», disse Paulo Portas, indicando que 70% dos jovens que participam no INOV têm emprego no final dos seis meses de estágio, dois terços em empresas portuguesas e um terço em multinacionais.
O programa INOV Contacto - Estágios Internacionais para Jovens Quadros - é um projeto que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional, bem como permitir a transmissão de informação entre os participantes no programa, através de uma rede informal de conhecimento e de um conjunto de contactos internacionais.
A iniciativa é apoiada pela União Europeia e pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional/Programa Operacional Potencial Humano e gerida pela AICEP. Até ao momento, já participaram no programa mais de mil entidades, repartidas da seguinte forma: 61% empresas nacionais e 39% empresas estrangeiras.
Entre as entidades que ofereceram estágios em 78 mercados nos cinco continentes, cinco representam cerca de 54% dos estágios concedidos: Estados Unidos (14%), Espanha (13%), Brasil (11%), China (8%), Moçambique (7%) e Reino Unido (6%).