Faltam pilotos de barra para fazer face ao aumento do tráfego marítimo que resulta da paralisação dos estivadores em Lisboa. Segurança pode estar em causa, diz o sindicato.
Corpo do artigo
A greve dos estivadores no porto de Lisboa está a obrigar ao desvio de navios para outros portos e em Setúbal a situação está "praticamente em rutura", disse à TSF Sousa Coutinho, coordenador do Sindicato dos Oficiais de Mar.
Este responsável revelou que a "intensidade de trabalho foi redobrada" nas últimas semanas e a greve dos estivadores "fez com que disparassem as manobras" no porto de Setúbal.
Diariamente, Setúbal tem registado "cerca de 30 a 35 manobras, quando os valores até aqui nunca atingiam as 25 diárias". Deste modo, segundo o sindicalista, os pilotos que ajudam na entrada dos navios no porto "estão a fazer muito mais manobras por dia" e com "intervalos de descanso demasiado reduzidos".
Sousa Coutinho sublinha que "não há condições de os pilotos recuperarem de uma manobra para a outra e isso traz consequências que poderão trazer acidentes".
A este problema junta-se o da falta de pilotos. O efetivo é de 16 pilotos de barra, dos quais três "estão de baixa por acidentes de trabalho".
O sindicato já pediu a "contratação imediata de 3 jovens pilotos" e garante que "o Governo está disponível" para autorizar esse reforço. "Pensamos que brevemente vai haver autorização para as admissões", diz Sousa Coutinho.