O preço das habitações em Portugal caiu 7,3% nos primeiros três meses do ano, relativamente ao mesmo período de 2012. É a terceira maior queda na União Europeia, onde a descida foi de 1,4%.
Corpo do artigo
De acordo com os dados divulgados hoje pelo Eurostat, gabinete de estatísticas comunitário, o preço das habitações na zona euro registou uma descida homóloga de 2,2% nos primeiros três meses deste ano, o que representa um agravamento em relação à queda de 1,7% observada no quarto trimestre de 2012.
Em Portugal, os dados provisórios do Eurostat apontam para uma descida homóloga de 7,3% nos primeiros três meses deste ano, superior à queda de 6% verificada no trimestre anterior e a terceira maior entre os Estados-membros, apenas superada por Espanha (-12,8%) e pela Hungria (-9,3%).
Já a Estónia (7,7%), a Letónia (7,2%) e o Luxemburgo (4,3%) foram os países onde o preço das habitações registou os maiores aumentos homólogos.
Comparando os primeiros três meses deste ano com o último trimestre de 2012, o preço das habitações baixou 1% na zona euro e 0,6% na União Europeia (UE), tendo Portugal voltado a registar uma descida superior e a quarta maior entre os Estados-membros: 3,2%.
A diminuição verificada em Portugal foi a maior desde o segundo trimestre de 2012 (últimos dados divulgados pelo Eurostat) e, entre os Estados-membros, apenas foi superada pelas observadas em Espanha (-5,1%), em Chipre (-4,8%) e na Hungria (-3,3%), numa tabela em que os maiores aumentos pertenceram à Roménia (4,3%) e à Estónia (3,1%).