Dados do Eurostat mostram que a produção industrial na Zona Euro aumentou 0,4% em Fevereiro, comparativamente ao mês anterior, com Portugal a destacar-se por deter a maior subida na UE.
Corpo do artigo
De acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, a produção industrial subiu 0,2 por cento na União Europeia a 27 com o registo de crescimento em 13 Estados Membros e diminuição em outros dez.
Em Janeiro, a produção subiu 0,2 por cento na Zona Euro e 0,5 por cento na União Europeia a 27.
Em Fevereiro, segundo o Eurostat, os maiores aumentos foram registados em Portugal e na Eslovénia (ambos com 1,7 por cento) e na Alemanha, Itália e Polónia (1,4 por cento).
Já no que respeita às descidas, os dados apontam países como Malta, que registou uma quebra de 5,8 por cento, Dinamarca com menos 2,7 por cento, e a Irlanda que caiu 2,5 por cento.
Em termos anuais, a produção industrial cresceu em todos os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, com excepção da Grécia (-4,6 por cento) e Irlanda (-0,4 por cento).
As maiores subidas foram registadas na Estónia (31,3 por cento), Suécia (15,9 por cento), Bulgária (15,2 por cento), Lituânia (13,7 por cento) e Alemanha (13,4 por cento) enquanto os Países Baixos (+0,4 por cento) e a Dinamarca (0,5 por cento) tiveram crescimentos mais modestos.