Portugal cresce 0,2% no 3º trimestre face ao anterior e 1,0% em termos homólogos
A economia portuguesa cresceu 0,2% no terceiro trimestre face ao segundo e 1,0% face a igual período do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Corpo do artigo
A estimativa rápida divulgada hoje pelo instituto mostra, assim, que a economia portuguesa acelerou em termos homólogos, já que no segundo trimestre do ano havia crescido 0,9%. Já na evolução em cadeia, a economia desacelerou face ao crescimento de 0,3% registado no segundo trimestre.
«O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,0% em volume no terceiro trimestre de 2014, após a variação de 0,9% observada no segundo trimestre, de acordo com a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais», lê-se nos dados hoje divulgados pelo INE.
«A procura interna apresentou um contributo positivo mais intenso para a variação homóloga do PIB no terceiro trimestre, refletindo sobretudo a evolução das despesas de consumo final das famílias residentes», sublinha o INE, adiantando que, pelo contrário, «a procura externa líquida registou um contributo negativo mais significativo no terceiro trimestre, devido à aceleração das importações de bens e serviços, tendo as exportações de bens e serviços apresentado um crescimento próximo do verificado no trimestre anterior».