Depois de 40 anos de costas voltadas para o mar, Portugal deve aproveitar a única cátedra das universidades europeias dedicada ao oceano, para mudar o rumo das coisas, defende Regina Salvador.
Corpo do artigo
A Cátedra Jean Monnet "Oceanid" vai ser a única cátedra da Europa dedicada à politica marítima e pertence a Portugal. A cátedra foi atribuída, pela União Europeia, à Universidade Nova de Lisboa e, esta terça-feira, a NOVA acolhe a conferência de abertura, com a intervenção de especialistas portugueses e europeus, e alguns dos responsáveis pela aplicação das politicas da União Europeia sobre o mar.
Regina Salvador, professora catedrática e perita das Nações Unidas, responsável por esta Cátedra, explicou à TSF que "a ação da cátedra vai além da Universidade Nova, e chega a empresas e escolas secundárias, onde serão realizadas ações de formação".
TSF\audio\2018\03\noticias\20\regina_salvador_almoco_tsf
O curso da Nova tem lotação esgotada, o que demonstra "o interesse crescente das pessoas sobre esta área", revela a professora Regina Salvador.
Mas esse interesse não esconde a falta de investimento que continua a existir por parte das empresas - que são, também, poucas.
A criação da Cátedra Jean Monnet "Oceanid" é apenas o primeiro passo, que pode levar, no próximo ano, à criação em Portugal de um centro de investigação sobre politicas marítimas, com capacidade para elaborar ou influenciar legislação comunitária sobre o assunto.
Entrevistada no Almoço TSF, Regina Salvador lembrou que a extensão da plataforma continental portuguesa dá a Portugal responsabilidades e interesses acrescidos nesta matéria.