
OCDE
Reuters
A OCDE aconselha Portugal a fazer uma «implementação rigorosa» do programa da troika ao mesmo tempo que prevê que o desemprego chegue aos 16,2 por cento em 2013.
Corpo do artigo
A OCDE recomenda a Portugal que continue a fazer uma «implementação rigorosa» do programa da troika, apesar de prever uma recessão ainda mais grave que o esperado.
No capítulo dedicado à economia portuguesa do outlook da OCDE, divulgado esta terça-feira, esta organização aconselha ainda Portugal a «melhorar o controlo do processo orçamental».
Segundo as contas da OCDE, o desemprego em Portugal deverá chegar aos 16,2 por cento em 2013, a primeira vez que se fala num valor tão alto para esta taxa no nosso país.
A OCDE prevê ainda que a recessão vai ser mais forte e mais prolongada do que a esperada pelo Governo, devendo o PIB português cair 3,2 por cento em 2012 e 0,9 por cento em 2013.
Esta organização prevê ainda que a economia da Zona Euro tenha um crescimento zero em 2012 e um crescimento de 0,9 por cento em 2013.
A OCDE espera ainda que EUA registem um crescimento de 2,4 por cento este ano, ao passo que a economia mundial deverá crescer 4,2 por cento em 2013.