Estas declarações surgem no dia em que será assinado um memorando de entendimento entre o Porto de Sines e a empresa dos portos de Singapura para a extensão do terminal 21 de contentores.
Corpo do artigo
O Presidente da República considerou, esta segunda-feira, que Portugal e Singapura «estão a redescobrir-se um ao outro» e antecipou o reforço das relações entre os dois países.
No dia em que será assinado um memorando de entendimento entre o Porto de Sines e a empresa dos portos de Singapura para a extensão do terminal 21 de contentores, Cavaco Silva explicou que Sines poderá assim receber navios de maior porte.
Cavaco lembrou ainda que este entendimento foi feito a pensar na ligação ferroviária ibérica, que permitirá que «possam chegar a Sines mercadorias que podem ser colocadas não apenas no espaço português, mas também na Península Ibérica».
«Consideramos que é possível pensar em Portugal não apenas no seu mercado interno, mas Portugal como uma porta de entrada na União Europeia, o maior bloco económico do mundo», acrescentou, após um encontro com o presidente de Singapura, Tony Tan Keng Yam.
Cavaco Silva adiantou ainda que os «empresários portugueses estão muito interessados em desenvolver parcerias com empresários de Singapura pensando em mercados terceiros: Brasil, outros países da América Latina, Angola, Moçambique e outros países de língua oficial portuguesa».