Portugal endivida-se em mais 1,5 mil milhões mas paga menos que no mês passado
Portugal conseguiu colocar hoje 1,5 mil milhões de euros de dívida a seis e doze meses, pagando juros mais baixos que no último leilão, uma redução mais pronunciada no prazo a seis meses.
Corpo do artigo
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, o Estado foi buscar o montante máximo a que se havia proposto e com resultados melhores, numa altura em que os receios sobre Espanha podiam ter pesado na decisão dos investidores em investir em dívida nacional.
Na linha de Bilhetes de Tesouro que vence a 21 de dezembro, Portugal colocou 500 milhões de euros a uma taxa de juro média de 2,635 por cento, (abaixo dos 2,935 por cento verificados na última operação com prazo semelhante realizada há um mês) com a procura a ser 4,3 vezes a oferta.
No caso da linha de BT que vence em junho de 2013, Portugal colocou 1.000 milhões de euros de dívida, pagando um juro de 3,834 por cento (contra 3,908 por cento do último leilão com prazo semelhante), tendo a procura sido de 2,7 vezes a oferta.
Num comentário ao leilão de hoje, o diretor da gestão de ativos do Banco Carregosa, Filipe Silva, considerou que a operação correu bem dentro do atual quadro económico.