
Fernando Ulrich
Global Imagens
O presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, diz que Portugal está a fazer um grande trabalho e vai conseguir cumprir o que foi combinado com a troika.
Corpo do artigo
No dia em que apresentou um prejuízo recorde em 2011 de mais de 200 milhões de euros, Fernando Ulrich argumentou que há outros países em dificuldades que não têm trabalhado tanto como Portugal, que tem implementado as medidas da troika de forma exemplar.
«Portugal está a fazer um grande trabalho que resulta do que está a ser feito pelo Governo, e por todos portugueses, que estamos a colaborar e a participar nesse esforço. É por causa dessa resposta positiva que penso que Portugal está no caminho do sucesso», considerou.
Fernando Ulrich reforçou que há países que não tem trabalhado tanto mas que têm tido melhor imprensa internacional e maior tolerância dos mercados.
«Espanta-me bastante com é que países que sob vários pontos de vista estão pior que Portugal, como a Espanha e a Itália, têm sido melhor tratados pela imprensa e pelos mercados, comentou Ulrich, considerando que «Portugal está a fazer um trabalho muito mais determinado do que esses dois países».
Ainda assim, o presidente do BPI acredita que é uma questão de tempo até que o país recupere a confiança dos mercados.
Em 2011, o BPI teve um prejuízo de mais de 200 milhões de euros explicados sobretudo pela exposição à dívida grega e à transferência dos fundos de pensões.